O documentário Light Fantastic explora o fenómeno que envolve e afecta quase todos os aspectos de nossas vidas, mas que nós tomamos como concedido, a luz.
No primeiro episódio estudiosos gregos, árabes e europeus tentam perceber a luz para obter uma melhor compreensão e Deus, mostra o quanto as origens da ciência moderna vieram do desejo de penetrar na natureza divina da luz.
O segundo episódio explora a ligação entre o desenvolvimento de ferramentas práticas que manipulam a luz e o surgimento de novas ideias.
Episódio três demonstra a descoberta da verdadeira natureza da luz e seu impacto no mundo moderno. Todas as tecnologias de hoje - a electricidade, as comunicações móveis e a nossa capacidade de iluminar o mundo 24 horas por dia - derivam de o desvendar do mistério da luz.
No programa final, descobre-se que à medida que mais pessoas foram capazes de manipular a luz, mais intrigante e complicada, tornou-se. Isto levou a investigações sobre a estranha relação entre a luz, o olho e a mente, e o desenvolvimento de novas tecnologias como a fotografia e o cinema.
Ao longo do documentário foram referidas várias descobertas:
-A radiação electromagnética é uma oscilação, em fase, dos campos eléctricos e magnéticos. As oscilações dos campos magnéticos e eléctricos são perpendiculares entre si e podem ser entendidos como a propagação de uma onda transversal, onde as oscilações são perpendiculares à direcção do movimento da onda (como as ondas da superfície de uma lâmina de água), que pode se deslocar através do vácuo, ou entendidos como o deslocamento de pequenas partículas, dentro do ponto de vista quântica, chamadas fótons. Esta descoberta foi feita por Maxwell.
-A propagação da luz -Propagando-se em meio homogéneo, a luz percorre sempre trajectórias rectilíneas; somente em meios não-homogéneos é que a luz pode descrever trajectórias curvas.
- A refracção- de um modo simplificado, é a passagem da luz por meios com diferentes índices de refracção. A refracção modifica a velocidade da luz, mesmo que a direcção permaneça a mesma (caso a luz incida perpendicularmente à superfície). Esta descoberta foi feita por Snell e Descartes.
-Reflexão-consiste na mudança da direcção de propagação da energia, consiste no retorno da energia incidente em direcção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contacto com uma superfície reflectora. Historicamente, o primeiro a formular uma explicação para a reflexão foi Héron de Alexandria.